segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Série – Estudos Bíblicos – “Jesus Sofreu” [ Parte II ]



O Nascimento:

Naquele tempo, toda Jerusalém encontrava-se sob o domínio Romano, vivendo-se um clima de guerra.

Joaquim, pai de Maria, prometeu-a em casamento a José, um rapaz carpinteiro de profissão e família humilde, mas honrada.

Maria estava prometida em casamento e, encontrava-se grávida antes da boda, quando José (seu noivo) soube do sucedido intentou deixá-la, pois se descobrissem que ela estava grávida de um homem que não era o seu marido, iriam apedrejá-la até a morte.

Dias depois de José intentar deixar Maria, um Anjo falou-lhe em sonhos, anunciando-lhe que o Menino que crescia no seio dela era, realmente o Filho de Deus e deveria chamar-se Emanuel: o Deus conosco (MT 1:20).

Maria e José tiveram que dirigir-se para Belém, com fim a recensearem-se, pois o Imperador queria saber quantos súbditos tinham na Cidade. Maria encontrava-se no fim da gravidez, e na noite em que chegaram a Belém o trabalho de parto iniciou-se.

Como todas as estalagens e hospedarias se encontravam cheias e Maria estava pronta a dar à luz, José com a licença do proprietário, instalou Maria numa estrebaria, onde esta deu à luz ao Rei dos Judeus

Ao mesmo tempo, num campo não muito longe dali , uma multidão de Anjos cantando, despertaram os pastores que guardavam os seus rebanhos e anunciaram-lhes o nascimento do Messias.

Entretanto, no Palácio do Rei Herodes os astrônomos estudavam um magnífico fenômeno: no céu, brilhava incandescentemente uma estrela enorme e de cujas pontas saíam raios de luz doirada, que bailavam no céu escuro. Os astrônomos mais experientes, chamados pelo Rei, afirmaram que, nos escritos antigos, esta estrela só apareceria quando o Messias, Rei dos Judeus, viesse ao mundo.

No castelo do Rei, alguns Magos vindos do Oriente, e que haviam seguido a Estrela, procuravam o Messias, que sendo um rei deveria encontrar-se ali (MT 2:1).

Herodes, fingindo-se interessado no Menino, pediu aos Magos que, quando O encontrassem, o avisassem onde ele se encontrava para também Herodes o poder adorar (MT 2:8).

Algum tempo depois, chegaram os Magos ao local do nascimento do Messias, onde a Estrela havia parado. Estes ofereceram: Ouro, Incenso e Mirra ao recém nascido e ouviram os Magos contarem a maneira como souberam do nascimento do Menino.

Após a visita, os Magos dirigiam-se para o Castelo do Rei, quando lhes apareceu um Anjo que os avisou de que o Rei não queria adorar o Messias, mas sim matá-lo.

Em Jerusalém, José e Maria levaram o Menino ao Templo, para a circuncisão, como se fazia sempre com todos os recém nascidos, de acordo com a Lei de Moisés. Lá, encontraram o velho Simeão, que exultou de alegria ao ver o Messias (LC 2).

Algum tempo depois da circuncisão um Anjo avisou José em sonho de que Herodes mandara matar todo o filho varão com menos de um ano, logo, José devia fugir com Maria e o Menino para o Egito, até Herodes morrer. Herodes mandara matar todas as crianças devido ao temor que alimentava pelo nascimento do Cristo que fora anunciado pelos profetas.

Toda a região foi assolada por um grande sofrimento, tal era o receio que Herodes tinha Àquele que chamavam: O Rei dos Judeus.

Assim, José, Maria e Jesus fugiram para o Egito.

Os três ficaram no Egito até o Rei morrer.

Quando isto aconteceu, um Anjo falou com José em sonhos e disse-lhe que Herodes já havia morrido, logo ele a sua família poderiam voltar para Nazaré em paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário