quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Série – Estudos Bíblicos – “Jesus Sofreu” [ Parte X]



Perante Pilatos (MC 15:)

Jesus foi levado perante Pôncio Pilatos, o governador romano da Judéia. Marcos diz: Logo pela manhã, entraram em conselho os principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio; e, amarrando a Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos.
Pilatos o interrogou: És tu o rei dos judeus?
Respondeu Jesus: Tu o dizes. Então, os principais sacerdotes o acusavam de muitas coisas. Tornou Pilatos a interrogá-lo: Nada respondes? Vê quantas acusações te fazem!
Jesus, porém, não respondeu palavra, a ponto de Pilatos muito se admirar (vv. 1–5).
O Sinédrio judaico acusara Jesus de blasfêmia. A acusação contra Ele era esta: “Você alega ser Deus e, portanto, merece morrer”. Mas eles sabiam que os romanos não prestariam atenção a essa acusação e considerariam aquilo como nada mais do que uma disputa religiosa entre judeus. Eles sabiam que para tornarem aquele caso sustentável perante as autoridades romanas, tinham de dar uma base política às acusações. Por isso, Lucas diz que os judeus decidiram levantar três acusações distintas contra Jesus. Em primeiro lugar, eles O acusaram de perverter a nação, ou seja, incitar agitadores e encorajar motins e dissensões. Em segundo lugar, eles O acusaram de proibir o povo de pagar tributos a César. Em terceiro lugar, eles O acusaram de querer ser rei no lugar de César.
Pilatos só deu atenção à última acusação. Quando ouviu as três acusações, ele se concentrou na última. Pilatos virou-se para Jesus e disse:
“És tu o rei dos judeus?”
Jesus respondeu simplesmente: “Tu o dizes”.
No Evangelho de João lemos que Jesus prosseguiu dizendo nesse momento: “Meu reino não é deste mundo: se meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (João 18:36).
Diante de todas essas acusações adicionais que os principais sacerdotes estavam levantando contra Jesus, Marcos diz que Ele permaneceu absolutamente calado. Isto fez Pilatos, o governador, admirar-se a ponto de dizer: “Jesus, você não vai responder nada? Você não entende todas essas acusações que esses judeus estão levantando contra você?” Mais uma vez, o relato bíblico diz que Jesus não disse uma palavra sequer. Marcos relata uma segunda vez em que Pilatos ficou admirado. Lucas registra que Pilatos até disse aos principais sacerdotes e à multidão ali presentes: “Não vejo neste homem crime algum” (Lucas 23:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário